November 22, 2022

A compreensão dos fenômenos sociais requer várias etapas: observação, análise, reações e modelagem. Cada etapa é importante e cada etapa ajuda a determinar o que acontecerá a seguir. A chave é combinar essas etapas em uma abordagem abrangente. O SocialDub é uma poderosa ferramenta de análise e modelagem de mídia social.

Observação

O SocialDub é uma ferramenta para entender os fenômenos dinâmicos. A ferramenta permite desenhar, escrever e comparar observações para desenvolver uma melhor compreensão do ecossistema do seu bairro. A ferramenta foi projetada para ser fácil de usar. Os alunos podem explorar diferentes bairros e procurar fenômenos que gostariam de estudar.

Análise

A análise de fenômenos dinâmicos pode ser complicada. Isso ocorre porque um processo dinâmico será afetado por efeitos de inércia, que são amplamente ignorados se a carga for aplicada lentamente. No entanto, mesmo que a carga seja removida, pequenas vibrações ainda estão presentes. O processo dinâmico será muito mais simples se o problema puder ser dividido em partes mais simples e estáticas. Portanto, devemos prestar atenção a algumas coisas ao analisar esse fenômeno.

Primeiro, vamos falar sobre dinâmica estrutural. Esse ramo da engenharia concentra -se no comportamento de estruturas submetidas a cargas dinâmicas. Essas forças podem ser o peso das pessoas, o peso dos objetos, a força do vento ou da neve ou mesmo uma explosão próxima. Além da força dinâmica, a análise estrutural também leva em consideração o peso próprio da estrutura.

Modelagem

O SocialDub é um modelo que pode ser usado para explorar a dinâmica do comportamento social. Ele usa modelos baseados em agentes para estudar vários fenômenos sociais. Esses modelos são compostos por uma população de agentes que têm duas opiniões possíveis. Esses agentes representam essas opiniões usando giros de cima e para baixo. A dinâmica desses agentes pode ser manipulada para explorar seu potencial.

Embora as ciências sociais computacionais usem modelos de comportamento social, as estruturas teóricas desses modelos devem ser informadas pelos princípios científicos tradicionais. Especificamente, essas teorias devem fazer perguntas fundamentais de pesquisa. Embora as técnicas de ciências sociais computacionais sejam eficazes na detecção de correlações estatísticas e na revelação de padrões sociais, elas são menos úteis na formulação de questões de pesquisa. É por isso que é importante considerar um ponto de vista da física ao desenvolver questões e determinar consequências emergentes em um nível coletivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *